OS REIS KEMETIANOS TINHAM UM EXTREMO ZELO PELA JUSTIÇA


Os núbios e kemetianos da antiguidade se distinguiam por seu espírito de justiça e piedade. Quando a rainha Candace assumiu o comando de seus exércitos, era para defender o solo nacional contra as tropas de Augusto César comandadas pelo general Petrônio. Mesmo assim, ela lutou com tanta energia que Strabo disse, "ela teve uma coragem superando a de seu sexo."

Kemet só se tornou uma nação conquistadora e imperialista por reação, por legítima defesa após a ocupação dos hicsos, (semitas) na décima oitava dinastia; particularmente sob Thothmes III, que muitas vezes é chamado de Shaka Zulu da antiguidade. Ele conquistou a Palestina e a Síria e empurrou as fronteiras de Kemet até o alto Eufrates em Kadesh. Para suas dezessete expedições, ele foi obrigado no dia 8 a deixar Kemet por mar e desembarcou na Fenícia, mandou construir barcos em Biblos e carregou-os através do deserto até o Eufrates, que assim ele conseguiu cruzar e desafiar os mitanianos. 


A fama dessa vitória garantiu-lhe a sujeição dos assírios, babilônios e hititas, que prestaram homenagem a ele. Conseqüentemente, o domínio kemético sob Thothmes III se estendeu até o sopé da cadeia elamita. O kemetiano praticava naquela época uma espécie de da política de assimilação, que consistia em levar os jovens príncipes herdeiros dos reinos conquistados, dar-lhes uma educação kemética e mandá-los de volta para casa, para que pudessem transmitir a civilização kemetica. 


A conquista de Shaka Zulu, também chamado de Thothmes, hoje África do Sul dos tempos modernos, são, em muitos aspectos, iguais às de Thothmes III. O espírito de conquista parece ter entrado na África Ocidental durante o período islâmico com conquistadores religiosos como El-Hadji Omar no século XIX. Quanto à atitude de Samory, deve ser comparada com a de Senusret I. Havia uma nacional resistência. À mediocridade das condições de vida oferecidas pela natureza, os eurasianos respondiam por concepções religiosas de natureza escassa, fortemente marcadas pelo materialismo. Eles não tinham, por assim dizer, nenhuma razão para ser gratos a essa natureza hostil.



 

 

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